Decoração vintage: Entenda mais sobre esse estilo decorativo e então decore a sua casa

Decoração vintage

Buscando por decoração vintage? Descubra mais sobre esse estilo e faça o seu lar muito mais aconchegante!

O vintage se tornou tendência no mundo da moda e tem conquistado cada vez mais espaço na decoração de casas e apartamentos.

Isso acontece, pois com ele é possível criar ambientes aconchegantes e repletos de personalidade. Além disso, pode ser combinado com outros estilos de decoração, como os mais modernos. 

Continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o estilo de decoração vintage. 

Quais são as características da decoração vintage?

Mesmo com as diversas décadas e, consequentemente, variações, a decoração vintage possui características muito marcantes. 

Uma delas é o uso de móveis antigos como cômodas dos anos 90 e aquelas escrivaninhas ou jogos de porcelanas que compunham a decoração da casa da sua avó.  

O estilo caracteriza-se ainda pelas cores, sendo as principais delas: verde, marsala, tangerina e vermelho, além dos tons como rosê, creme e cores amendoadas presentes em paletas mais românticas. 

Quando o assunto são os eletrodomésticos, a decoração vintage está muito presente nas linhas arredondadas como a cadeira eames, criada por Ray e Charles Eames. Ela conta com pés de madeira, metal ou base Eiffel e podem ser encontradas em diversas cores. 

Além disso, o vintage é marcado por décadas:

  • Anos de 1920 a 1930 – Móveis mais escuros e com detalhes barrocos;
  • Anos de 1940 a 1960 – Mobílias românticas e muito elegantes;
  • Décadas de 1970 a 1980 – Decoração alegre e vibrante. 

O vintage voltou com tudo. Mas, suas características são bem semelhantes ao retrô. Sendo assim, entender as diferenças entre ambos é fundamental para que a sua decoração tenha o seu estilo. 

Diferenças entre decoração vintage e retrô

É muito comum confundir a decoração vintage com a retrô. Mas, é preciso saber que os dois contam com características bem diferentes. 

A principal distinção entre ambas é que o estilo vintage retrata realmente uma mobília antiga e o retrô se inspira em peças antigas para criar novos móveis e objetos. 

Ou seja, o vintage, como citado, são móveis antigos que, composto com as cores corretas, fazem um ambiente elegante. O retrô utiliza formas inspiradas em outras décadas para criar novos itens para uma decoração. 

Um bom exemplo de peças retrô são os eletrodomésticos que utilizam a tecnologia atual em um design antigo como fogões e geladeiras que remontam a estética dos anos de 1950.

Gostou da decoração vintage, mas não faz ideia de como começar a compor o seu lar com esse estilo? Confira essas dicas!

Cores neutras devem ser usadas

Os tons pastéis e neutros são uma tendência de decoração, principalmente quando falamos de decoração vintage. 

Por isso, aposte nos tons bege, creme e marrom para paredes e móveis. Além disso, os objetivos, podem ser compostos por cores mais fortes, como o vermelho, por exemplo. 

Aposte em objetos antigos 

O vintage deve ser composto de objetos antigos. Por isso, se você tem livros e/ou discos de vinil para decorar a sua estante, fará toda a diferença no ambiente. Sebos são os melhores lugares para encontrar esses itens.

Faça a reutilização de móveis

Buscar novas funcionalidades para um móvel antigo é uma ótima maneira de compor a sua decoração vintage. Isso pode ser feito com uma simples pintura naquela cômoda que você já não enxergava mais útil.

Faça daquela cadeira de madeira um suporte para outros objetos, como por exemplo livros e plantas.

Por isso, utilizando a imaginação, você terá uma linda decoração vintage. Chegou o momento de deixar o seu lar do jeito que você sempre sonhou. Crie o seu estilo com a decoração vintage.

Veja também:

Como diferenciar a decoração moderna da contemporânea? Descubra todas as características. Confira!

Decoração contemporânea: O que é e como decorar? Veja aqui 5 características desse estilo

Decoração escandinava: O que é e como decorar? Veja aqui dicas e ideias para inspirar

5 itens para uma decoração industrial: Veja aqui tudo que não pode faltar

Decoração moderna: O que é e como decorar nesse estilo decorativo? Descubra aqui!

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)