Vale a pena ter cozinha planejada? Veja prós e contras

Vale a pena ter cozinha planejada

Se você está pensando em renovar sua cozinha, mas tem dúvidas se vale a pena ter uma cozinha planejada, este é o artigo para você!

Hoje vamos te mostrar prós e contras desse conceito que vem sendo muito utilizado por arquitetos em projetos de todos os tamanhos.

Então, sugerimos que você leia até o final para tirar suas conclusões a respeito deste assunto.

O que é cozinha planejada?

O conceito de cozinha planejada está atualmente muito em alta. Ele nada mais é do que uma cozinha feita totalmente adaptada para o espaço disponível.

O projetista, que é quem planeja sua cozinha, tira todas as medidas e leva até uma marcenaria.

O marceneiro, por sua vez, fabrica os móveis de acordo com as medidas passadas pelo projetista, fazendo com que eles se encaixem perfeitamente entre si e no espaço da cozinha.

Vale a pena ter cozinha planejada?

Isso depende do que você pretende para seu imóvel. Em linhas gerais, é muito bonito, mas demanda custos e também maior planejamento.

A ideia principal deste modelo de construção é o máximo aproveitamento do espaço, sem desperdiçar nada, e também fazer com que a cozinha fique funcional e prática, posicionando cada módulo de forma planejada para que as tarefas do dia a dia, como fazer refeições e preparar alimentos, se tornem mais práticas.

Vamos conferir a seguir os prós e contras deste tipo de móvel para que você consiga decidir.

Veja se vale a pena ter cozinha planejada: Vantagens

Como vimos no tópico anterior, uma cozinha planejada maximiza o aproveitamento do espaço, além de trazer praticidade na hora de utilizar o ambiente.

Ademais, podemos citar mais algumas vantagens que uma cozinha planejada pode oferecer, como por exemplo:

  • 100% de aproveitamento do espaço;
  • Otimização da utilização do material usado na fabricação dos módulos;
  • Diversidade nas opções de matéria-prima já que os módulos podem ser produzidos por vários tipos de madeiras, desde as mais simples até as mais nobres;
  • A possibilidade de se ter uma cozinha completa e funcional, mesmo com um espaço reduzido.

Estes são alguns dos maiores prós de investir em uma cozinha planejada.

Mas antes de decidir se é isso o que você quer, precisa saber de todas as informações, como também os contras que uma cozinha planejada oferece, e é sobre isso que falaremos no tópico seguinte.

Quais as desvantagens de se ter uma cozinha planejada?

Já vimos alguns dos prós de se ter uma cozinha planejada para chamar de sua, mas para decidir investir neste conceito, o ideal é ter todas as informações sobre este assunto.

O maior contra de uma cozinha neste modelo, é que se você decidir ou precisar se mudar, será um desafio, pois como a cozinha foi feita para estar nesta casa, dificilmente ficará bem alojada em outro espaço. Sendo assim, a solução será se desfazer da cozinha juntamente com a casa.

Fora este motivo, você deve considerar o gasto não só para produzir a cozinha, como para mantê-la. Isso pois ela demanda manutenção periódica para que os móveis e o madeiramento não sofram danos permanentes.

Agora você já sabe todos os prós e contras e se vale a pena ter cozinha planejada. Enfim, é só ponderar e decidir se esta é uma opção viável para você!

Veja também:

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!