Psicologia das cores: saiba como decorar o seu lar com os tons certos

psicologia das cores na decoracao

A psicologia das cores é muito importante para facilitar processos da nossa rotina diária. Ela está presente naqueles momentos em que nos sentimos mais tranquilos em ambientes brancos ou azuis.

As cores são elementos essenciais na decoração e proporcionam diferentes sensações sem deixar a harmonização de lado. Elas ainda são capazes de enriquecer espaços, os deixando prontos para oferecer bem-estar.

Além disso, as cores mais claras fazem com que os ambientes pareçam maiores, assim como os tons escuros oferecem a sensação de acolhimento. 

Por isso, agora você irá entender mais sobre psicologia das cores e saberá como aplicá-la corretamente no seu lar.

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores analisa quais são as influências das tonalidades no comportamento humano. Isso acontece, pois o nosso cérebro associa determinados contextos e situações com influência das cores como sentimentos e efeitos. 

Além disso, a maneira como você enxerga as cores varia de acordo com a localização, idade e fatores culturais, por exemplo.

Verde

Essa tonalidade, em sua maioria, é associada à natureza e, consequentemente, dentro da psicologia das cores, saúde e tranquilidade.

Sendo assim, seu destaque está também em proporcionar bem-estar e esperança de maneira atemporal. 

Dentro da psicologia, o verde também está associado ao alívio do estresse. Por isso, é muito indicado para sala e quarto, mas também cai muito bem na cozinha, por exemplo.

psicologia das cores na decoracao

Psicologia das cores com azul

O azul na psicologia das cores é a cor que traz tranquilidade e confiança. O contexto de harmonia e passividade vem também por ser uma cor que remete o seu e os oceanos.

Além disso, o tom oferece equilíbrio, por isso, é muito indicado para quartos.  

psicologia das cores na decoracao

Branco

Quando utilizada sozinho, o branco oferece uma grande variedade de opções no momento de decorar. Essa cor está associada com o minimalismo, oferecendo tranquilidade e paz.

Por isso, para que não fique monótono, é importante que os espaços sejam completados com cores vibrantes e que se destacam de forma suave.

Esse tom ajuda também na luminosidade do ambiente, além de oferecer a sensação de amplitude para locais pequenos. 

psicologia das cores na decoracao

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)