Iluminação natural e economia para o seu bolso: Confira dicas simples

Iluminação natural

A iluminação natural é um recurso que todos nós temos, mas nem sempre sabemos como aproveitá-lo da melhor forma. Além de ser uma forma de economizar energia, ela também pode trazer mais conforto e bem-estar para o ambiente.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como aproveitar a iluminação natural da melhor forma possível. Com pequenas mudanças, você pode fazer muita diferença na sua casa ou no escritório. Confira!

Deixe as janelas abertas para iluminação natural

Escolha uma hora do dia para abrir as janelas e deixar a luz natural entrar. Se possível, coordene isso com o horário em que sua casa está mais vazia para evitar desperdício de energia.

Use persianas e cortinas para iluminação natural

Utilize cortinas ou persianas para ajudar a controlar a quantidade de luz natural que entra em sua casa. Isso pode ser especialmente útil durante os meses mais quentes do ano, quando você pode querer bloquear o calor do sol.

Utilize a luz natural do dia

Aproveite a luz natural durante o dia para realizar atividades que não requeiram muita iluminação, como lendo ou trabalhando no computador.

Além de economizar energia, você também poderá aproveitar um ambiente mais agradável e natural.

Opte por luzes de LED quando necessário

Caso precise usar iluminação artificial durante o dia, prefira lâmpadas de LED, que consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais.

Se possível, instale controles de iluminação para facilitar o gerenciamento da iluminação artificial em sua casa.

Além disso, durante a noite, utilize apenas a iluminação necessária em cada cômodo e apague as luzes sempre que sair da sala.

Em alguns ambientes, você pode utilizar luminárias com sensor de movimento para evitar o desperdício de energia com luzes desnecessariamente acesas.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)