Confira 3 dicas simples para higienizar máquina de lavar. Saiba mais!

higienizar máquina de lavar

Higienizar máquina de lavar é um dos processos mais importantes para prolongar a vida útil desse eletrodoméstico.

Afinal, depois de lavar muitas peças, esse aparelho acaba ficando completamente sujo em seu interior. Por causa disso, demanda um certo cuidado para voltar ao estado inicial.

Por isso, se você ainda não sabe como fazer essa limpeza, veja confira 3 dicas simples para deixar o eletrodoméstico impecável.

3 dicas simples para higienizar máquina de lavar

Antes de irmos às dicas simples para higienizar máquina de lavar, separe os seguintes materiais necessários para esse cuidado:

  • Pano limpo e seco;
  • Flanela de microfibra;
  • Água quente;
  • Vinagre;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Detergente neutro.

Com esses materiais em mãos, as dicas simples para higienizar máquina de lavar estão listadas abaixo. Confira:

Faça uma lavagem com a máquina vazia

Em primeiro lugar, para higienizar máquina de lavar é preciso fazer um ciclo de lavagem completo com o cesto vazio (sem roupas, no caso).

Se a sua máquina apresenta algum programa com água quente, a 40 ou 60 graus, você deve usar durante essa lavagem. Isso vai fazer com que quaisquer resíduos de detergente acumulados no tambor permaneçam no aparelho.

Se o seu aparelho não oferece a possibilidade de água quente, a limpeza deve ser feita usando o ciclo mais longo do aparelho com água fria mesmo.

Repita a lavagem, mas adicione vinagre

A segunda dica simples para higienizar máquina de lavar consiste na repetição da lavagem interna do cesto, mas dessa vez é preciso adicionar o vinagre dentro da água depois que o cesto estiver cheio.

Adicione 4 xícaras de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio, pois isso ajuda a remover odores e resquícios de roupa suja.

Deixe agitando no processo de lavagem da máquina durante 30 minutos e você já pode pausar o ciclo. Depois de deixar de molho, reinicie o ciclo e, no caso dos modelos automáticos, a centrifugação ajuda a soltar qualquer resíduo insistente.

Finalize limpando o interior e exterior

Por fim, depois das duas dicas acima, saiba que é preciso higienizar a parte interna e, depois disso, a externa do eletrodoméstico.

Para isso, desligue o aparelho da eletricidade molhe um pano em uma solução de vinagre com água morna. Em seguida, passe sobre todas as partes fixas ao redor do tambor, do filtro, da tampa e, obviamente, ao redor do aparelho como um todo.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)