Dicas de como reduzir o estresse e a ansiedade com a decoração. Descubra!

decoracao contra estresse e ansiedade

A decoração possui uma certa influência sobre o nosso psicológico, estresse e ansiedade, nós não percebemos, mas ela nos influencia em vários aspectos. Assim, dependendo do ambiente em que estamos, ela pode nos deixar mais calmos ou mais agitados.

Seguindo essa linha de raciocínio existem algumas técnicas que você pode deixar o seu lar mais tranquilo e aconchegante para diminuir o estresse e a ansiedade. Confira!

Plantas e flores em casa para diminuir estresse e ansiedade

O contato com o verde e uma conexão primitiva que temos com a tranquilidade e com a natureza, por isso que muitas pessoas quando querem relaxar vão para o campo ou em algum lugar calmo, longe de centros urbanos.

Assim, as flores, com suas cores e belas formas, também agem positivamente em nosso psicológico, diminuindo sintomas depressivos e ansiosos.

Elementos curvilíneos para evitar estresse e ansiedade

As curvas promovem relaxamento e bem-estar, enquanto as retas causam a sensação de frieza ou falta de amabilidade.

Assim, almofadas, vasos de plantas e artesanatos, são ótimas escolhas para amenizar o clima do ambiente e deixá-lo mais aconchegante.

Estimule seu olfato

Uma decoração não  consiste apenas em apelos visuais, mas, ela abrange os outros sentidos. Sendo assim você pode usar acessórios como:

  • Velas perfumadas;
  • Incensos;
  • Difusores de aroma;
  • Essências na roupa de cama e nos travesseiros.

Assim como a visão, o olfato, capaz de trazer boas lembranças, e estimular a sensação de prazer.

Preste atenção nas cores

Conforme a psicologia, as cores interferem diretamente em nosso humor. As cores intensas e quentes, por exemplo, estimulam o sistema nervoso, podendo causar agitação e aumentar os níveis de stress e ansiedade. Já outras cores ajudam a trazer relaxamento e calma, como o verde, o azul e o cinza.

Essa técnica vale para mantas, capas, colchas e etc, tudo que ocupa espaço considerável em um ambiente.

Luz natural

Evite o uso de muitas lâmpadas artificiais e dê prioridade à luz natural. Evite as cortinas e deixe que a luz entre e ilumine o seu ser.

Outra dica é investir nas portas de vidro, que proporcionam um melhor aproveitamento da luz solar.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)