Estilos de decoração para a casa: como escolher?
É comum ter dúvidas sobre como escolher o estilo decorativo. Afinal, muitas são as possibilidades. Portanto, é essencial entender o seu próprio gosto e personalidade.
Assim, será mais fácil para escolher a opção ideal para o seu lar. Se você gosta de contato com a natureza, por exemplo, então o estilo rústico ou boho pode ser a melhor escolha.
Já se prefere um visual mais atual, então talvez o estilo moderno ou contemporâneo te atenda melhor. Além disso, também há quem prefira o contato com a cidade, sendo a melhor alternativa o estilo industrial, por exemplo.
Com dúvidas sobre qual opção escolher? Então, veja abaixo 5 alternativas para inspirar.

1. Estilo Escandinavo
Essa forma encantadora de decoração transporta-nos para países como a Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia.
Estas nações são famosas pelos seus dias curtos e frequentemente nublados, o que exige a utilização de tons suaves para trazer luminosidade aos espaços.
Uma das características distintivas deste estilo é a busca por criar um ambiente acolhedor e natural. Portanto, é comum encontrarmos elementos simples, tais como madeira, lã, algodão e pedras, como parte integrante da decoração.
Com essa atmosfera encantadora, você poderá transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio de serenidade e bem-estar.

2. Estilo Industrial
Se você deseja um estilo cheio de personalidade, com um toque de cidade grande, então saiba que o estilo industrial pode ser a melhor escolha.
O estilo industrial teve origem em Nova York no final da década de 60. Foi nessa época que artistas e pessoas com um espírito descolado começaram a transformar antigos galpões em modernos lofts, adotando uma decoração única.
Além disso, a amplitude e a funcionalidade são as principais características dos ambientes em estilo industrial. Afinal, sem a presença de paredes para delimitar os cômodos, é o mobiliário que assume o papel de definir os espaços.

Nesse contexto, as estantes se destacam como excelentes opções para desempenhar essa função com maestria.
Além disso, os elementos estruturais, dutos e tubulações são deixados à mostra, criando um contraste fascinante com uma decoração sofisticada.
Materiais frios, como o concreto e o aço, se contrapõem harmoniosamente ao uso da madeira, cores quentes e uma iluminação indireta, que proporcionam aconchego ao ambiente.
As paredes descascadas evidenciam os materiais utilizados, conferindo uma atmosfera dramática aos espaços e adicionando um toque genuinamente industrial.

3. Estilo Rústico
Gosta de contato com a natureza? Então, saiba que o estilo rústico pode ser a melhor escolha para a sua casa. Portanto, para decorar, adicione elementos naturais como madeira, pedra, plantas e flores.
Além de ser um estilo elegante, também é econômica, pois permite reutilizar itens na decoração da casa.

4. Minimalista
Entre os estilos de decoração, o estilo minimalista destaca-se por renunciar aos enfeites e adornos, colocando o foco principal no espaço.
O mobiliário se alterna com espaços vazios, criando uma composição equilibrada. No estilo minimalista, os materiais mais utilizados são aqueles simples e industriais, como madeira, metal e vidro.
As cores são limitadas ao branco e ao cinza, com alguns detalhes pontuais de cores. Além disso, a iluminação desempenha um papel fundamental na criação de ambientes com uma atmosfera única.
A iluminação natural realça a arquitetura de forma sutil e elegante.

5. Estilo vintage
Se você curta um visual antigo, então o estilo vintage pode ser a melhor escolha, pois tem como característica objetos produzidos em séculos passados, ou pelo menos cerca de 20 anos atrás.
No design, ele indica peças consideradas valiosas e prestigiosas devido aos materiais utilizados e às razões culturais associadas a elas.
O estilo vintage é fortemente inspirado nas tendências passadas, entre as décadas de 1950 e 1980, com relação ao uso de cores específicas, elementos gráficos e móveis que contribuem para criar uma atmosfera única e diferenciada.

Estilos de decoração para a casa: veja fotos para inspirar!











