O que é estilo montessoriano? Saiba para que serve e como implementar

estilo montessoriano no quarto infantil
Foto: Casa tema

Hoje iremos conhecer melhor o estilo montessoriano. O que é? Para que serve? Como implementar? Essas são algumas dúvidas comuns para as mamães que desejam montar um lindo espaço para seus pequenos.

Então, continue por aqui, pois hoje iremos sanar todas as suas dúvidas!

O que é estilo montessoriano?

Apesar de ter ganhado fama a pouco tempo, o estilo montessoriano tem mais de 100 anos e começou com um estudo de uma mulher chamada Maria Montessori, por volta de 1907.

Nesse estudo, ela propunha uma metodologia de ensino mais independente para as crianças desde suas fases iniciais.

Por isso, o estilo montessoriano é voltado para o desenvolvimento da autoestima e confiança do bebê, com móveis mais baixos e de fácil acesso, para que o pequeno não precise recorrer a um adulto sempre que quiser brincar com algo.

A premissa deste estilo é o conforto e segurança da criança, com móveis pequenos, muito apoio e fofura na decoração.

estilo montessoriano para quarto infantil
Foto: Casa tema

Como mobiliar um quarto montessoriano?

Se você está montando o quarto para seu bebê, e decidiu implementar o estilo montessoriano, o primeiro passo é comprar os móveis.

Como a simplicidade é um ponto chave nessa decoração, móveis em madeira podem ser uma ótima escolha.

Lembre-se que, para incentivar a independência do bebê, é necessário que a cama tenha uma altura de no máximo 60 cm de altura. O colchão no chão também é bastante utilizado nesse estilo.

Camas em forma de casa ou cabana ficam um charme, especialmente se decoradas com varais de bandeirinha, ou pequenas luzes em formatos variados.

Implemente também uma estante vertical para os livros, que pode ser de madeira ou tecido, mas sempre lembrando que a criança precisa alcançá-la de forma simples, sem ajuda de outros móveis ou de um adulto.

Para organizar as roupas do bebê, opte por um cabideiro em formato de árvore, ou um armário aberto.

Aposte em baús ou caixas para os brinquedos, de modo que a criança possa pegá-los sozinha para brincar, bem como devolvê-los em seu devido lugar.

estilo montessoriano no quarto infantil
Foto: Casa tema

Como implementar o estilo montessoriano na decoração?

Como é um quarto infantil, cores vivas e objetos lúdicos são muito bem vindos.

Aposte em brinquedos de pano, almofadas coloridas e um papel de parede estampado, com imagens alegres e divertidas.

A roupa de cama também é um componente importante no estilo montessoriano, já que o conforto da criança deve ser prioridade máxima.

Você pode encontrar kits para quartos neste modelo, com componentes indispensáveis como cobertores e edredons, porta travesseiros e rolinhos de apoio, em lojas de decoração.

Deixe sua imaginação fluir e tenha um lindo quarto no estilo montessoriano para seu pequeno se divertir e se desenvolver!

estilo montessoriano
Foto: Casa tema

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)