Como ter uma casa inteligente: entenda mais sobre automatização em seu lar

Como ter uma casa inteligente

Uma casa inteligente é um lar que se adapta às preferências de seus moradores, monitora as condições ambientais e economiza energia.

A automação do lar foi um conceito desenvolvido no início dos anos 90, mas hoje em dia ganhou uma amplitude muito maior com o surgimento da Internet das Coisas e a popularização de dispositivos móveis.

Você pode ter uma casa inteligente e automatizada, mesmo que não utilize nenhum dispositivo para automatizar as funções. 

Por exemplo, você pode ter um termostato inteligente que regula a temperatura automaticamente ou um dispositivo que monitora o consumo de energia elétrica e apresenta ao usuário os dados para que ele possa tomar ações para economizar energia.

Como automatizar a casa com dispositivos inteligentes?

Os dispositivos inteligentes estão se popularizando cada vez mais no mercado e já é possível encontrar diversos tipos de produtos que podem ser utilizados para automatizar a casa.

Os termostatos inteligentes, por exemplo, são dispositivos que monitoram a temperatura do ambiente e regulam automaticamente a temperatura, de acordo com as preferências do usuário. 

Eles também podem ser configurados para monitorar o consumo de energia elétrica.

Outro exemplo de dispositivo inteligente é o sistema de iluminação. Os sistemas de iluminação inteligentes são capazes de monitorar a luminosidade do ambiente e ligar/desligar as luzes automaticamente, de acordo com as preferências do usuário. 

Os dispositivos inteligentes também podem ser utilizados para monitorar o consumo de água e apresentar o usuário com os dados para que ele possa tomar ações para economizar água. 

Além disso, os dispositivos inteligentes também podem ser utilizados para monitorar o consumo de gás.

Qual a diferença entre casa inteligente e automatizada?

Uma casa automatizada é aquela que possui dispositivos que executam tarefas de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana. Já uma casa inteligente é aquela que se adapta às preferências dos moradores e monitora as condições ambientais.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)