Rodapé invertido, saiba como usar e deixar sua casa nas nuvens!

Rodapé invertido
Foto: Leroy Merlin

Os rodapés tradicionais são aqueles que todos já conhecem, eles são instalados entre a parede e o piso, são colocados após a construção dando um detalhe ao acabamento. Ele pretende esconder alguma imperfeição e criar um elo entre essas duas partes, mas o rodapé invertido é pouco conhecido.

Além de proteger a parede das manchas de móveis, eles também harmonizam o ambiente.

Contudo, os rodapés invertidos, como o nome já diz, seguem a linha de pensamento inversa ao tradicional.

Ou seja, na construção da parede é preciso deixar um espaço para aplicar o material. Sua função continua a mesma. A única diferença é a estética que cria na parede a ideia de flutuação.

Geralmente o acabamento é realizado com alumínio, por ser um material resistente, acessível, de fácil manutenção e durabilidade.

Vantagens do rodapé invertido

Além da estética que nem se fala, pois deixa a conexão da parede com um piso, maravilhosa. O detalhe agrega muito valor ao ambiente, ainda mais quando associado com uma fita de LED, deixa o ambiente com uma atmosfera diferenciada e moderna.

Mas há também benefícios lógicos como a não interferência na hora de escolher ou trocar o piso, ou até pintar sua parede. Além disso, a durabilidade do material tende a aumentar já que ele não fica exposto.

Limpeza, manutenção e cuidados

Esse modelo de acabamento exige um cuidado maior na limpeza. Pois, a sujeira ficará escondida debaixo da parede, assim sendo necessário limpar o local de maneira mais detalhada.

Caso haja LED a atenção tem que ser maior para não descolar ela do alumínio.

Assim, como as quinas ficam expostas se você possui crianças ou pets, pode não ser uma boa opção. Isso porque elas podem se machucar em alguma colisão.

Detalhes que agregam valor

Usar uma fita de LED pode criar a sensação de amplitude no cômodo. Assim sua visão será guiada ao longo do ambiente, criando uma atmosfera inovadora.

Não pense que o rodapé invertido conta com aplicação apenas em paredes. Nas escadas, ele também dá um toque especial, promovendo ainda mais a sensação de “flutuar”.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)