Como decorar sua casa: Pintura ou Papel de Parede? Descubra dicas!

pintura ou papel de parede
Fernanda Medeiros Arquitetura

Quando chega a hora de reformar a casa e oferecer mais retoques às paredes, uma das dúvidas mais frequentes entre os anfitriões do espaço é: investir em papel de parede ou pintura?

Em resumo, às duas alternativas oferecem muita diversidade com o potencial de satisfazer as diversas necessidades do lugar.

Separamos as principais informações que você deve conhecer sobre às duas alternativas para ditar o que é mais vantajoso e o que melhor se adapta às necessidades do seu espaço. Confira!

Durabilidade pintura ou papel de parede

Se pensarmos na durabilidade, a opção mais benéfica é, sem dúvida, o papel de parede. Por ser feito de materiais mais fortes e laváveis, o papel resiste melhor ao teste do tempo do que a tinta, que tende a desbotar e a sujar mais facilmente.

O único problema com o material é que o papel não cabe em todos os tipos de ambientes, e pode descolar da parede em lugares mais úmidos, como o banheiro e a cozinha, por exemplo.

Manutenção pintura ou papel de parede

Falando em manutenção, o papel de parede é o que exige menor cuidado. Pois, a maioria dos papéis de parede são laváveis com a possibilidade de durar até 15 anos.

As tintas, entretanto, são mais fáceis de sujar e requerem uma segunda demão a cada 3 anos.

Customização das alternativas

Tanto o papel de parede quanto a pintura conseguem realçar a personalidade de uma casa. Embora o papel esteja disponível em diferentes materiais, as tintas permanecem acessíveis em uma ampla gama de cores com a possibilidade de serem trabalhadas com as mais variadas texturas.

Tudo dependerá do estilo de decoração de seu espaço.

Custo X Benefício

Tudo vai depender da qualidade tanto da tinta como do papel de parede. O papel geralmente é um pouco mais caro e tem o valor gasto na instalação.

A tinta, mesmo que tenha que ser reaplicada em um curto período, sai mais em conta.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)