A forma mais utilizada comumente é o teto sempre branco e as paredes sofrem alguma variação de cor. Entretanto, isso não é uma regra, se tornou apenas um hábito. Dessa forma podemos dizer que a pintura no teto é uma atitude simples, mas com um grande impacto.
Pois o teto colorido proporciona uma estética diferente para o local. Essa tática é muito indicada em uma pintura setorizada, onde você pode utilizá-la para delimitar os limites dos ambientes, com cores que se destacam entre si.
Se isso faz a sua cabeça borbulhar de ideias, fique até o final do texto e confira nossas orientações.
Possui uma cor ideal para pintura no teto?
Em via de regra não. Mas caso você não esteja familiarizado com esse tipo de estética, o ideal é você iniciar essa pintura com tons pastéis que são tons menos vibrantes.
Cores como azul-claro, verde ou um lilás, porque são tons mais suaves e que se harmonizam com mais facilidade nos ambientes.
Mas caso você já esteja acostumado com tons mais vibrantes. Você pode escolher cores que se destacam harmoniosamente com os ambientes.
Pois, independente da cor ou cômodo, a harmonia, ou a comunicação entre as cores tem que prevalecer.
Coloração da pintura no teto nos cômodos
Cada cômodo em nossa casa possui uma função e eles precisam refletir sobre a nossa personalidade.
Quartos
Como os quartos são um local de descanso, o ideal é que as cores sejam em um tom mais suave. Assim, tonalidades de verde no teto proporcionam tranquilidade e relaxamento, pela simulação com o contato com a natureza.
Mas combinações de rosa e azul-claro podem transmitir o mesmo efeito em relação à serenidade.
Cozinha
Como é um ambiente alegre ou operacional, nela você pode deixar a sua criatividade falar, desde que haja harmonia como falamos anteriormente.
Uma sugestão é harmonizar o teto da cozinha com as tonalidades dos seus armários. Ou você pode deixar o mobiliário prevalecer com um tom mais neutro e pintar o teto com uma cor mais vibrante.
Salas
Na sala você pode deixar a sua criatividade falar. Mas uma dica é você pintar as paredes com um tom mais neutro e o teto com um tom mais vibrante para gerar um contraste.
Se a sala for muito pequena você pode fazer algumas linhas de ligação do teto com as paredes, isso proporciona o efeito de amplitude no cômodo.