Parede de plantas: inspire-se e veja em quais locais utilizar

parede de plantas
Foto: Davi Ferreira

Hoje vamos falar sobre parede de plantas. Continue com a gente, inspire-se e veja em que locais utilizar para dar mais beleza e aconchego, aliado a conforto e bem estar.

O que é parede de plantas?

Também conhecida como jardim vertical, a parede de plantas foi uma boa maneira de trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa, até mesmo para aqueles que não têm muito espaço disponível.

A parede de plantas é feita de modo a organizar as mudas, geralmente aquelas mais resistentes, rente a parede, ou integrada a ela.

Também pode ser feita com plantas trepadeiras, bem como espécies pendentes, que crescem em forma de cascata.

Quais espécies utilizar na parede de plantas?

Como vimos anteriormente, a parede de plantas é como um jardim posicionado verticalmente, dentro de casa, geralmente na sala.

Ademais, por crescer dentro de casa, o que não propicia a entrada de luz solar, você precisa se atentar na hora de escolher as espécies para que o tipo do ambiente em que ela será colocada não cause danos ou até a morte da planta.

Para te ajudar a decidir e escolher as melhores opções para seu jardim vertical, separamos algumas opções de espécies que são ao mesmo tempo bonitas, resistentes e estão em alta para esse ano. Acompanhe:

  • Jiboia;
  • Barba de serpente;
  • Colar de pérolas;
  • Lambari roxo;
  • Aspargo rabo de gato, entre outros.

Todas essas espécies, além de lindas, são resistentes, gostam de sombra ou meia sombra e não necessitam de regas muito constantes.

Você pode optar por uma parede verde com uma única espécie, ou mesclar diversas plantas, das mais variadas cores e formatos, para dar mais textura e trazer mais vida e alegria ao espaço.

Como cuidar da sua parede verde

Se você escolher as plantas e espécies certas, elas já se farão uma boa adaptação em sua casa, tornando seu cuidado muito mais simples.

Faça a poda de suas plantas somente na fase adulta, uma vez por ano. O mais indicado é que seja no inverno, quando o crescimento diminui.

Quanto à rega, todas as espécies citadas acima se dão bem com solo úmido, mas nunca encharcado. Por isso, o ideal é regar no máximo duas vezes por semana, diminuindo para uma em épocas mais frias como outono e inverno.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!