Paleta monocromática: como inseri-la na decoração da sua casa? Confira ideias!

paleta monocromática
MCA Studio/CASACOR

Você sabe o que é uma paleta monocromática? Esse jogo de cores nos ambientes está cada vez mais comum. 

Primeiramente, pode causar estranheza, ou parecer um visual enjoativo, mas na verdade, esse tipo de decoração traz com ela muito estilo. Além disso, fica incrível na decoração de diversos ambientes. 

Por isso, agora você irá entender mais sobre paleta monocromática e como ela poderá ser inserida na decoração do seu lar.

Boa leitura!

O que é paleta monocromática?

A paleta monocromática em uma decoração nada mais é do que um círculo cromático clássico, envolvido por cores primárias, mostrando suas diversas variações em elementos decorativos, cores de paredes, etc. 

Desse modo, as cores proporcionam uma diversidade de possibilidades em tonalidades diferentes. Entretanto, somente uma cor é usada, oferecendo um efeito de contraste. Sendo assim, oferece uma série de vantagens, como:

  • Aspecto moderno;
  • Tonalidades em harmonia;
  • Ambiente clean e ousado.

A paleta monocromática pode estar presente ainda em pinturas de fachadas. Neste caso, o foco estaria em escolher uma tonalidade principal, aplicando-a em todos os elementos produzidos em materiais como alvenaria e concreto.

Já os elementos secundários como varandas, grades, janelas e portas podem contar com duas opções de cores. Além disso, pode seguir uma paleta de tons próxima da principal, assumindo uma identidade.

Como acertar na escolha do monocromático?

Muitos acham que a paleta monocromática é baseada em tons neutros, sem variações. Porém, dentro dessa paleta, o que muda completamente, é somente o visual dos ambientes. 

Sendo assim, o primordial é elaborar muito bem qual será o estilo decorativo do seu imóvel.

Ambientes que contam com o monocromático são cheios de personalidade, ousadia, sem contar que são extremamente atraentes. 

Mesmo assim, é fundamental ir devagar, optando por um ambiente pequeno e escolhendo elementos que harmonizem.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)