5 métodos para manter a casa organizada: Descubra e coloque em prática!

manter a casa organizada

Hoje trouxemos para você, 5 métodos para manter a casa organizada. Dicas e ideias infalíveis, para que você não sofra mais com bagunça e desorganização em sua casa.

Então, para aprender todos estes métodos, sugerimos que leia até o final e fique atento!

Porque manter a casa organizada?

Uma casa limpa e organizada, pode não parecer grande coisa, no entanto, manter a organização no local onde se vive pode ser extremamente importante para sua saúde emocional.

Estudos comprovam que um ambiente bagunçado afeta diretamente seu desempenho no trabalho e nos estudos. Isso pois o ambiente reflete em seu humor e seu estado de espírito, fazendo com que você seja mais ou menos produtivo, sobretudo nesta era do home office em que estamos vivendo.

5 métodos para manter a casa organizada

Além da sensação agradável de bem estar que uma casa bem organizada traz, ainda pode influenciar no seu desempenho no dia a dia.

No entanto, se você não sabe por onde começar a organizar sua casa, fique tranquilo, pois trouxemos a seguir 5 dicas de métodos de organização. Confira:

1- GTD

Para colocar este método em prática, 5 passos são necessários: coletar, processar, organizar, revisar e executar. Assim, é possível ter sucesso em seus afazeres sem estresse.

Nesse caso, planeje quais as atividades de organização daquele dia e então comece a organizar cada cômodo em ordem pré-definida.

2- Fly Lady

Para este método funcionar, você deve criar rotinas, se desfazer de coisas desnecessárias, dividir a casa, se planejar e manter um controle. Pode experimentar fazer a faxina cada dia em um cômodo específico.

3- Manter a casa organizada com método KonMari

A premissa deste método é a reorganização dos espaços, se desfazendo de tudo o que é desnecessário. Isso dá uma sensação de clareza no lugar e de um maior espaço no ambiente.

Vale a pena experimentar e deixar sua casa muito mais ampla com a eliminação de certos objetos.

4- Ivy Lee

Neste método, leva-se em conta todos os imprevistos que podem acontecer no dia a dia, usando a tecnologia a seu favor.

Portanto você pode utilizar agendas, softwares e apps que auxiliam a organizar sua casa.

5- Técnica Pomodoro

Esta técnica se baseia em exercitar o cérebro para realizar as tarefas de forma sequencial, para que cada bloco de tarefas seja realizado em um período de tempo específico.

Sendo assim, se você estiver em uma faxina, pode dividir as tarefas em horas e sequencias específicas e só parar quando concluir aquele espaço.

Estes são os principais métodos de organização conhecidos. Veja qual se adequa melhor a sua casa e seu estilo de vida.

Se programe para não perder o foco

Uma ótima solução para se programar para suas tarefas com antecedência é programar um despertador ou lembrete sonoro em seu celular para cada tarefa específica.

Nunca deixe tudo para um só dia da semana, para não se sobrecarregar, dilua as tarefas durante a semana e delegue algumas para as outras pessoas que moram com você. Assim, você não ficará sobrecarregado e sua casa ficará sempre organizada.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)