Limão no vaso: dicas práticas para ter a fruta em casa

Limão no vaso

Quer aprender a cultivar limão no vaso para ter a fruta sempre à mão quando estiver cozinhando? Com muitas vitaminas, um sabor incrível e um cheirinho delicioso, o limão pode ser utilizado em diversas receitas. E por isso, tê-lo plantado em casa é muito interessante.

Veja algumas dicas a seguir para cultivar a planta em espaços pequenos, e aprenda de uma vez por todas a cuidar de sua mudinha!

Como cultivar limão no vaso?

O limão é uma fruta muito versátil que pode ser utilizada em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.

Ele vai bem em tortas, bolos e sucos, além de combinar bem no tempero de carnes e saladas e, é claro, na famosa caipirinha.

Contudo, ter um pé de limão em casa pode não ser uma realidade para todos, por conta do tamanho que a árvore possui.

No entanto, é possível encontrar uma alternativa, cultivando limão no vaso. Dessa forma, você não precisará dispor de um grande espaço para cultivar essa delícia.

Veja algumas dicas de cultivo a seguir, e tenha limões fresquinhos em casa.

Escolha o vaso certo

O primeiro passo para cultivar a fruta é escolher o vaso ideal para plantio. E para acertar na escolha, saiba se você irá optar por sementes ou mudas.

No caso das sementes, você pode semeá-las em um vasinho pequeno de início, e depois que ela já estiver com uns 10 centímetros, transferi-la para um vaso maior.

Já se você preferir plantar seu limão no vaso por meio de uma muda, o ideal é escolher um vaso maior desde o início do processo.

Se a muda estiver com uma altura entre 10 e 15 centímetros, o ideal é escolher um vaso de pelo menos 25 litros, para que a planta tenha espaço suficiente para se desenvolver.

Cuide do solo do vaso

Outra dica importante para ter limão no vaso, é cuidar do preenchimento com um solo adequado para que a muda cresça, se desenvolva e produza frutos.

Como o limão prefere solo bem drenado, o ideal é colocar metade de terra e metade de areia em seu vaso, completando com húmus. Para evitar que as raízes apodrecem, coloque também um pouco de cascalho ou pedaços de telha no fundo do recipiente, para aumentar a drenagem.

Ter limão no vaso é muito simples, basta seguir essas dicas e aproveitar as vantagens de ter essa fruta mesmo sem dispor de um quintal.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)