Jardim Italiano: como ter em seu quintal, o que é, como decorar e muito mais

jardim
Foto: deposito santa mariah

Um dos mais elegantes e belos jardins é o jardim italiano. É considerado renascentista, já que foi um novo modelo que teve início no final do século XV.

Assim, no início, esse jardim era encontrado apenas em locais nobres, como palácios, mansões e castelos. Dessa forma, atualmente ele vem sendo adaptado e implementado em diversos locais, inclusive em casas mais simples. 

O que é o jardim italiano

Estes jardins inspirados em clássicos padrões de beleza. Assim, o objetivo era que o público pudesse apreciar tudo que ele tinha a oferecer. 

Surgiu no final do século XV, nas vilas de Roma e Florença. Dessa forma, a maior característica desses jardins era a presença de flores, árvores frutíferas, fontes de água e estátuas.

Portanto, esse estilo se assemelha com o francês, podendo muitas vezes ser confundido.  

Como montar jardim em seu quintal

Para montar no estilo italiano em seu quintal, é necessário caprichar na decoração e poda dos arbustos, árvores e demais plantas. 

Portanto, para decorar coloque fontes de água, estátuas, flores e outros tipos de plantas que sejam frutíferas, coloridas e cheirosas. 

Quais plantas inserir

O jardim deve contar com plantas frutíferas, flores e arbustos. Assim, dentre algumas dessas plantas, as que mais combinam com ele são:

  • Laranjeira;
  • Cerejeira;
  • Amoreira;
  • Pitangueira;
  • Cajueiro;
  • Jabuticabeira;
  • Mangueira.

Que são algumas das árvores frutíferas. 

Como cuidar

Para cuidar, é preciso se atentar às necessidades de cada planta e suas espécies em específico. Dessa forma, muitos contratam jardineiros para fazer visitas semanais e manter as plantas sempre saudáveis. 

Assim, cuidando bem do jardim, consequentemente ele estará sempre com boa aparência, garantindo harmonia no ambiente.

Para quem não pode contratar profissionais que tenham esse cuidado, talvez seja interessante pensar em outro perfil para o seu quintal, como alternativas que possuem espécies que precisam de menos atenção como cactus e afins.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!