Jardim colonial: veja como montar no quintal de sua casa!

jardim colonial
Foto: Colonial Williamsburg Foundation

Uma das opções em jardins para decorar seu quintal é o jardim colonial, que muitas vezes acaba sendo confundido com o estilo rural por ter alguns pontos semelhantes. 

O estilo colonial corresponde a estética europeia, que foi inserida pelo povo nos países colonizados por eles. É um gênero chique, que esbanja personalidade, além de ser recheado de peculiaridades que fazem a diferença.

Tem interesse em saber mais sobre esse jardim? Então continue lendo este artigo para saber mais!

O que é o estilo de jardim colonial

Na maioria das vezes o jardim colonial acaba sendo confundido com o rural, já que todos os acessórios e plantas usados em sua decoração são de origem rural. 

Para quem busca elegância e sofisticação em um jardim, o colonial é uma das melhores alternativas para seu quintal. Sua principal característica são as estátuas, vasos antigos e pedras.

Como montar esse estilo de jardim no quintal de sua casa

Montar esse jardim em sua casa é o mesmo que investir em itens clássicos, por exemplo grandes estátuas, arbustos, grandes vasos, pavimentos desenvolvidos em cimento e caminhos compostos por cascalhos. 

As fontes e pequenos lagos também fazem parte do jardim colonial, então se em seu quintal existir espaço para esses itens, por que não investir?

Estude bem as plantas

Manter um jardim não significa apenas fazer o plantio e regar de vez em quando, como muitos pensam! É necessário estudar sobre cada espécie de planta e descobrir os cuidados necessários para mantê-las saudáveis.

Existem diversas dicas e grupos na internet que podem ser úteis nesse caso, porém se não tiver tanto tempo para cuidar, contrate um bom jardineiro.

Quais espécies de plantas inserir no jardim colonial

As espécies nacionais são as mais indicadas, já que são mais acomodadas ao nosso clima e tendem a durar mais tempo no jardim.

É muito comum encontrarmos algumas espécies de palmeiras compondo o ambiente, já que são plantas nativas do Brasil. 

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)