Iluminação quente e fria: veja dicas de como e quando utilizar

iluminação quente e fria

Você conhece a iluminação quente e fria? Sabe o que cada uma quer dizer ou como e quando utilizar? Pois então você veio ao lugar certo, pois hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse assunto. Continue conosco e saiba mais!

A importância de usar bem as luzes

Para saber como diferenciar uma iluminação quente de uma fria, basta se atentar à tonalidade de cada uma.

Para a iluminação quente, reservamos os tons mais próximos de alaranjado ou avermelhado, já para obter uma iluminação fria, é necessário empregar tonalidades mais neutras, próximas ao azul e o branco.

Cada um desses tipos de iluminação, é voltado para um certo tipo de ambiente, ou ideia que se deseja passar nesse espaço.

Iluminação quente: trazendo mais aconchego e acolhimento

As chamadas iluminações quentes, como vimos anteriormente, são aquelas em que fazemos uso de luzes, lâmpadas, luminárias ou lustres em tonalidades mais fortes, como o laranja e o amarelo.

Por ser uma iluminação mais suave, ela deve ser utilizada em locais de menor circulação. Ou seja, onde não será necessária uma maior clareza, como os locais onde recebemos visitas de parentes e amigos, ou teremos de exercer atividades que demandem uma boa visão.

Por isso, o ideal é implementá-la nos quartos, próximo a lareira ou como iluminação adicional do ambiente. Seu uso é tão somente com o intuito de criar um clima acolhedor e aconchegante.

Outra boa opção de implementação de iluminação quente, são em decorações clássicas ou rústicas, onde é necessária uma maior suavidade na iluminação.

iluminacao quente

Iluminação fria: Atemporal e moderna

A iluminação fria, composta por tonalidades em azul e branco, é mais forte e direta, e pode até causar incômodo visual, dependendo do local onde a empregamos.

Por isso, ela serve melhor em locais recreativos, onde acontecem reuniões de família e amigos, como a sala de jantar ou a área gourmet.

A cozinha, onde são feitas as refeições e demanda uma boa iluminação, também pode ser um local excelente para implementar a iluminação fria.

A iluminação fria também vai melhor para a biblioteca, ou o cantinho de leitura, pois seus tons mais claros contribuem para um maior conforto visual na hora de ler ou trabalhar.

Para quem deseja uma decoração moderna, industrial ou clean, a iluminação fria também é a opção ideal, pois ela empresta ao ambiente um ar mais sóbrio e impessoal.

iluminacao fria

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)