Iluminação de ambiente: como apostar na luz certa para sua casa? Descubra!

iluminação de ambiente

Por mais simples que pareça ser, a iluminação de ambiente, é algo fundamental para promover vida e enfatizar o momento nas diferentes áreas do seu lar.

Assim, ela é responsável por ressaltar a beleza dos detalhes, dar vida em sua decoração e foco nos ambientes operacionais.

Ficou curioso? Então fique neste artigo até o final e conheça algumas dicas de como escolher a iluminação de ambiente certa para sua casa. Continue lendo e confira logo a seguir! 

Tipos de iluminação de ambiente.

Então vamos lá! Quais são os tipos de luz e locais onde devem ser utilizadas?

  • Luz neutra: uma luz intermediária com uma temperatura média entre 4000k 5500k, muito bem utilizada em corredores, devido a sua coloração branca não causar distorção de cor pode ser utilizada como iluminação central de banheiros.
  • Luz quente: lâmpadas abaixo de 3500k, quanto mais baixo esse valor mais “amarelada” a lâmpada será. E um tipo de iluminação que transmite paz, tranquilidade e aconchego. Indicada para salas de estar, ambientes de estudo, quartos, também utilizada como decoração em hacks, sancas, fitas de led em geral quando o objetivo e dar foco ou destacar algo.
  • Luz fria: a partir de 6000k, com um aspecto meio azulado lembrando gelo. Essa iluminação visa o foco e a intensidade, utilizada e em ambientes operacionais, como cozinhas, salas de cirurgia, linhas de produção.

Como utilizar a iluminação perfeita?

Como já sabemos, a iluminação procura principalmente aumentar as sensações e destacar os detalhes do ambiente, tornando o assim mais aconchegante ou produtivo conforme a sua necessidade.

  • Iluminação direta: procura um foco especifico, ideal para quem precisa de luz em cima de algo, por exemplo, mesas de jantar, locais de estudo, escritórios, penteadeiras, etc.
  • Iluminação indireta: nesse modelo a luz não é o foco principal, ela ajuda a ressaltar peças, silhuetas e objetos do ambiente. Muito utilizadas em sancas, gaps, forro de gesso com coricas direcionadas. Exemplo uma iluminação em cima de um painel ou de um hack.

Mas cuidado, não exagere demasiadamente na iluminação, pois o ambiente carregado demais promove o efeito contrário.

Ou seja, mantenha sempre a proporção da luminária conforme o tamanho do ambiente para não haver discrepâncias na proporção e simetria do local.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)