Benefícios da iluminação com claraboias
Muito comuns em áreas como escadas, sótãos, e telhados, elas são uma fonte de iluminação e ventilação com um grande potencial.
Assim, além de promover uma economia de recursos como a energia, outro ponto positivo é a capacidade que elas possuem de deixar o ambiente mais aconchegante pela entrada da luz natural.
Além da vista que ela pode proporcionar, com a possibilidade de observar o céu e todo o seu espetáculo astrônomo a noite.
A iluminação com claraboias é uma excelente alternativa para diversos estilos decorativos.
Cuidados com a iluminação com claraboias
Antes de adotar essa possibilidade, é ideal observar a quantidade de luz que você deseja. Pois, em alguns cômodos, a quantidade de luz em abundância pode gerar desconforto.
Assim, se deve planejar a instalação de cortinas ou coberturas desenvolvidas para essa modalidade.
Há também películas solares que impedem que os raios e o calor excessivo invadam o ambiente. Vale a pena levar isso em consideração antes de apostar nesse tipo de decoração.
Modelos de claraboias
Dentre as opções podemos destacar algumas, como:
Lanternim
Instaladas em um nível mais alto que a laje, elas proporcionam uma ventilação constante. Tornando uma ótima opção para iluminar e ventilar.
Átrio
Ideal para espaços maiores, se localizam no centro de telha à disposição de uma pirâmide, proporcionando uma ótima iluminação, com um tamanho de uma tela de cinema para admirar as estrelas a noite.
Cúpula
Com um traço bem histórico, sendo muito comuns em igrejas. Assim, além da função de proporcionar uma iluminação natural, ela é usada para reduzir o peso sobre as estruturas de sustentação.
Assim podemos notar que as claraboias são mais que simples janelas que permitem a passagem de luz, elas têm no que lhe concerne funções estruturais específicas em determinados casos. Sem falar na beleza que ela pode proporcionar.