Seguindo esses 3 passos, você terá horta na varanda sem dificuldades. Confira!

horta na varanda

Se você sonha em ter uma horta na varanda da sua casa, temos algumas dicas muito úteis para te ajudar a realizar este sonho!

Com medidas simples você pode obter sucesso no cultivo de ervas e temperos e tê-los sempre frescos em suas mãos.

Fique atento à luminosidade da horta na varanda

Uma das dicas mais importantes que temos para quem está pensando em ter uma horta na varanda de casa é cuidar da luminosidade, pois as ervas e temperos têm que ter no mínimo quatro horas de sol por dia.

Afinal, todas as plantas precisam de sol para se desenvolver, e com as hortaliças não é diferente.

Mas fique atento também à exposição excessiva das ervas e temperos à luz solar, isso pode prejudicar o crescimento das suas plantinhas.

O ideal é que o local escolhido para cultivar as hortaliças pegue mais o sol da manhã e do final da tarde, porque o sol do meio do dia é muito forte para as plantas que estão em fase de crescimento.

Atenção para o excesso de vento

As hortaliças são muito frágeis e o vento muito forte pode quebrar os caules ou machucar as folhas. Por isso é importante que o local da plantação seja protegido das correntes de ar muito intensas.

Uma dica muito boa é fixar uma estrutura de paletes ao muro, para que elas sirvam de proteção e suporte para os vasos com as suas mudas. Isso pois as paredes seguram o vento e protegem as plantas.

Não se esqueça da irrigação

Para que suas ervas se desenvolvam com qualidade, é importante se atentar à rega.

Cada espécie de hortaliça, assim como de todas as plantas, tem a quantidade certa de água que devemos colocar, bem como o jeito e a hora de fazer a irrigação.

Por exemplo, as alfaces precisam receber água sempre, pois o solo deve estar sempre molhado. Já os temperos, como o coentro, a cebolinha e a salsinha, não precisam de irrigação o tempo todo.

Também devemos prestar atenção no escoamento. O excesso de água pode prejudicar as plantas, apodrecendo suas raízes ou, em algumas plantas, as folhas melam e a planta morra.

Agora que você já sabe como começar sua horta na varanda da sua casa, é só colocar em prática todas as dicas para ter uma vida mais saudável.

Tenha então ervas e temperos sempre frescos e com a procedência garantida!!

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)