
Você já ouviu falar na espécie dipladênia? Esse tipo de planta conta com flores brilhantes e muito abundantes. Isso porque, elas contam com um crescimento rápido e é conhecida como trepadeira, deixando rastros de cores em seu espaço para jardim.
Essa espécie é nativa do Brasil, sendo muito buscada para jardins e varandas de todo o mundo e por sua beleza e fácil cultivo, é uma das mais optadas para quem deseja um local lindo e cheio de vida.
Mas, afinal: o que é dipladênia e como cuidar da espécie? Continue essa leitura e entenda!
O que é dipladênia?
Dipladênia conta com o nome botânico de Mandevilla splendens. Trata-se de um arbusto trepadeira, pertencente à família apocynaceae, originária da Mata Atlântica nos estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Suas folhas são verdes e se trata de uma planta rústica que floresce ainda jovem. Sua folha apresenta uma seiva leitosa de cor branca que são levemente tóxicas quando partidas.
Suas flores surgem na primavera e também no verão com cinco sépalas de cores rosas e o centro amarelado. Mas, podem ser encontradas ainda nas cores amarelas, brancas e vermelha.
Como cuidar da espécie?
Dipladênia é cultivada, em sua maioria, em varandas, terraços e peitoris, além de jardins, é claro.
Por não apresentar muita densidade, seu peso é leve, se adequando a estruturas finas e firmes.
Nos jardins, são lindas treliças e suporte. Sendo assim, observe a luminosidade, pois no sol, a planta floresce abundantemente. Além disso, um solo de qualidade e fértil é o ideal para a oxigenação das raízes da dipladênia.
Na rega, ela deve receber água com menos frequência durante as florações e o uso de fertilizantes é sempre bem-vindos, porém, devem contar com um percentual menos de fósforos em meses anteriores à primavera.
Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!