
Já pensou em ter um design de interiores sustentável? Esse tipo de design está cada vez mais comum por conta das suas inúmeras vantagens.
Porém, é preciso conhecê-lo bem para garantir resultados corretos e visualmente elegantes em seu lar. Quer saber quais são os principais? Portanto, continue essa leitura e confira!
O que é design de interiores sustentável?
Design de interiores sustentável é um método de projetar espaços interiores que busca reduzir o impacto ambiental do projeto, garantindo a eficiência energética, a segurança, a saúde e o bem-estar dos usuários, além de incorporar princípios de sustentabilidade.
Isso pode ser alcançado através de diversas técnicas, como:
- Utilização de materiais locais e reciclados.
- Incorporação de iluminação natural e sistemas de iluminação eficientes.
- Escolha de mobília e equipamentos de baixo consumo de energia.
- Utilização de sistemas de ventilação e aquecimento/refrigeração eficientes.
- Incorporação de plantas e jardins para melhorar a qualidade do ar e aumentar a sensação de bem-estar.
Além disso, saiba que o design de interiores sustentável também pode incluir considerações para acessibilidade e inclusão para garantir que os espaços sejam acessíveis e confortáveis para todos os usuários.
Quais são os principais elementos?
Os principais elementos de um design de interiores sustentável incluem:
Iluminação natural: Incorporar janelas e clarabóias para aproveitar a luz natural e reduzir a necessidade de iluminação artificial.
Eficiência energética: Utilizar equipamentos e sistemas de iluminação, aquecimento, ventilação e ar-condicionado de alta eficiência energética.
Materiais sustentáveis: Utilizar materiais de construção e acabamentos que sejam de baixo impacto ambiental. Sendo assim, opte por itens como madeira certificada, produtos reciclados e orgânicos.
Sistemas de gestão de água: Incorporar medidas para reduzir o consumo de água, como torneiras e vasos sanitários de baixo fluxo, sistemas de reutilização de água e jardins de chuva.
Qualidade do ar: Incorporar medidas para melhorar a qualidade do ar, como plantas, sistemas de ventilação eficientes e materiais de construção sem emissão de gases tóxicos.
Inclusão e acessibilidade: Incorporar medidas para tornar os espaços acessíveis para pessoas com necessidades especiais e garantir que sejam inclusivos para todos.
Design verde: Incorporar áreas verdes, jardins e vegetação para melhorar a qualidade do ar, reduzir o calor urbano e aumentar a sensação de bem-estar.
Contudo, cada projeto é diferente, e os elementos de design sustentáveis a serem incluídos dependerão das necessidades específicas do projeto e da localização.
Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!