Pintura setorizada: descubra o que é e como aplicar na sua casa!

decoração com pintura setorizada

A decoração com pintura setorizada pode ser uma ótima alternativa para decorar seu lar. Assim, de maneira geral a pintura serve para dar uma vida ao ambiente.

Mas ela pode ser feita de diferentes formas, no caso da pintura setorizada, esta conceituada em delimitar, destacar ou emoldurar um ambiente.

A pintura setorizada decora naturalmente o ambiente, conferindo-lhe mais personalidade e distinção. Por isso, ela é adequada para todo tipo de projeto, desde cômodos da casa até escritórios.

Quais as suas vantagens?

Ela ganhou muito espaço entre os arquitetos pelas infinitas possibilidades e podendo atender a todos os gostos e clientes. Assim as suas principais vantagens são:

  • Ampliar espaços pequenos;
  • Setorizar ambientes abertos;
  • Adicionar personalidade ao cômodo;
  • Valorizar os espaços;
  • Destacar móveis ou iluminações;
  • Facilidade para manutenções.

Mas a melhor parte é que o seu investimento não é alto, pois ela precisa dos mesmos requisitos que um trabalho convencional. Para isso, você vai precisar de papel de parede, tinta ou cimento e um bom profissional.

Como fazer a decoração com pintura setorizada

Como foi dito anteriormente, as possibilidades são infinitas. Mas a seguir mostraremos as principais técnicas.

Bloco ou caixa na decoração

Se você deseja seguir à risca o conceito de setorização, essa técnica é ideal. Isso porque ela cria literalmente um novo espaço visual, deixando claro a sua intenção com a delimitação daquele local.

As suas características incluem a pintura do teto, do chão e até parte dos móveis, para transmitir a sensação de tridimensionalidades e sequência da setorização. Como se parte do cômodo fosse um corte de um desenho 3D.

Meia parede na decoração com pintura setorizada

Sua principal característica é a sensação de amplitude, já que a linha horizontal cria uma perspectiva de alongamento. Portanto, saiba que para realizar uma boa pintura de meia parede, é preciso medir o início dela em relação com os móveis do espaço em questão.

Por exemplo, em um quarto utilizar a altura da cama para delimitar a pintura, em uma sala, pintar próximo da altura do sofá, assim dando a ideal de amplitude do ambiente.

Desenhos orgânicos nas paredes

Essa técnica é diferenciada e não existe forma correta de se fazer, ou seja, a sua imaginação dita as regras.

Essa técnica se encaixa em projetos mais despojados e leves, proporcionando uma decoração mais dinâmica para o ambiente.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)