Veja essas dicas para cultivar pitaya em casa. Saiba mais!

cultivar pitaya em casa

Cultivar pitaya em casa é muito fácil. Além de frutos deliciosos, você terá a beleza exuberante de uma flor linda, também conhecida como dama da noite.

Portanto, se você procura por uma planta exótica e atraente em seu ambiente, aposte nessa fruta escamosa e delicie-se no conforto de sua casa.

Quer aprender como cultivar pitaya em casa? Continue com a gente que vamos te contar tudo!

Melhores ambientes para cultivar pitaya

Para começar a cultivar pitaya em casa, você precisa primeiramente preparar o solo para essa planta.

De preferência aos fertilizantes com baixo teor de nitrogênio e utilize uma terra que seja rica em nutrientes.

Por ser considerada uma trepadeira, escolha um local espaçoso e firme para ela se fixar.

Tudo o que você precisa saber para cultivar pitaya em casa

Existem várias maneiras de cultivar pitaya em casa, siga corretamente essas dicas e tenha frutos maravilhosos:

  • Cultivando pitaya em vasos: Para cultivar pitaya em vasos você vai precisar de um recipiente grande e resistente, de preferência aos de cerâmica que são mais pesados. A pitaya se dá muito bem com areia, então misture um pouco junto a sua terra já fertilizada e forre o fundo com cascas ou pedras para drenar;
  • Clima: Por ser um tipo de cacto, a pitaya se adapta muito bem em lugares quentes, porém não é recomendável o calor excessivo. O ideal é que ela receba calor entre 18 a 30°C. Se você for cultivar dentro de casa, deixe-as próxima de janelas que recebam luz solar e mude-as sempre que necessário.
  • Polinização: As flores da pitaya se abrem durante a noite, sendo assim, isso dificulta a polinização.

Porém, isso não será motivo para você desistir, continue com a gente que vamos explicar como polinizar sua pitaya.

Cuidados com seu cultivo de pitaya

Agora que você já sabe como cultivar pitaya em casa, então vamos passar algumas informações valiosas para você.

Para uma boa frutificação, é preciso estar atento a polinização, a florada acontece na calada da noite, e é nessa hora que você precisa agir.

Aproveite quando ela estiver totalmente aberta e remova as anteras da flor e toque com ela no estigma das outras flores, ou então colete o pólen e use um pincel para fazer a polinização.

As pitayas precisam de pelo menos 6 horas de sol e são sensíveis à água, cuidado com excessos para evitar que as raízes apodreçam. Como elas podem chegar a 6 metros de altura, o ideal é escolher um lugar com bastante espaço para seu crescimento.

Seja conhecida como fruta do dragão, dama da noite ou fruta escamosa, vale a pena cultivar essa planta em sua casa.

Com essas dicas você poderá cultivar pitaya em casa e terá enfim uma beleza exótica e frutas suculentas, que vai encantar seu espaço!

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!