Quer saber como cultivar peperômia dentro de casa? Então veja algumas dicas para ter sucesso com essa planta que é tão bonita quanto resistente ao clima de ambientes internos.
As peperômias podem ser de várias espécies. Por causa disso, é importante escolher aquela que é ideal para ambientes internos e seus cuidados respectivos.
Para facilitar sua vida, vamos ensinar como cuidar dessa planta corretamente e sem qualquer dificuldade. Confira.
Veja como cultivar peperômia dentro de casa
Como dissemos, você deve escolher a espécie de peperômia que vive dentro de ambientes e as principais são melancia, scadens e obtusifolia.
Por isso, pesquise mais sobre a aparência de cada uma delas antes para não se decepcionar com o resultado. Depois acompanhe nossas dicas abaixo para não errar no cultivo.
Plantio
Para cultivar peperômia dentro de casa, saiba que essa plantinha é muito “fácil de pegar”, pois você só precisa de brotinhos retirados da planta mãe para iniciar o cultivo dela.
Para preparar o solo para o plantio, basta colocar um substrato rico em matéria orgânica para cultivar a mudinha.
Caso tenha escolhido a peperômia variegatta seja sua escolha, saiba que o processo de plantio é feito com estacas. Portanto, basta retirar um ramo e plantar no vaso.
Iluminação
Cultivar esse tipo de planta é uma boa ideia, visto que essa folhagem não tolera luminosidade em excesso, condição que acontece em ambientes externos.
Por isso, a primeira coisa para fazer esse tipo de cultivo com sucesso é escolher um canto que tenha uma iluminação artificial, mas que seja fresco e ventilado.
Rega
Quanto à rega ideal para cultivar peperômia dentro de casa, saiba que essa planta aprecia a umidade, mas não suporta o encharcamento da terra.
O excesso de umidade nas raízes pode causar o apodrecimento delas. Portanto, se notar que as folhas da peperômia estão ficando estranhas, saiba que é preciso corrigir a irrigação.
Nesse caso, você vai precisar remover a planta do vaso com solo encharcado e replantar em um recipiente com terra seca e com boa capacidade de drenagem.
Viu como é fácil cultivar peperômia dentro de casa? Então, mãos à massa!