Essas são as melhores dicas para cultivar limão doce em vaso

cultivar limão doce em vaso
Reprodução

Cultivar limão doce em vaso é o sonho de muitas pessoas. Saiba que isso é mais fácil do que se pensa. Leia até o fim, pois hoje nós vamos contar para você algumas dicas e truques que ajudarão você a cultivar essa fruta de um jeito bem fácil e simples.

Dicas para cultivar limão doce em vaso

Para saber em qual vaso plantar o seu pé de limão, primeiramente, você precisa saber se vai plantar sementes ou mudas. Se você optar pelas sementes, você precisa seguir este passo a passo para plantar o limoeiro:

  • As sementes precisam descansar por 8 horas em um algodão úmido. Depois desse tempo, você vai notar que uma camada de pele artificial se soltou das sementes, então é só retirar com uma pinça;
  • Após este processo, você pode colocar as sementes em um pote com água para que germinem mais rápido;
  • Depois da germinação, é hora de plantar. Você pode colocar em um vaso pequeno com terra e húmus. Mantenha a terra sempre molhada, mas sem deixar encharcada. Uma dica super legal para deixar o solo do seu pé de limão doce sempre úmido, é enrolar o vasinho com um plástico filme, faça pequenos furos e molhe ao menos 3 vezes por semana;
  • Quando a planta atingir 10 centímetros, você precisará mudá-la para um vaso maior.

Já para você que decidiu plantar a muda, você pode escolher um vaso maior desde o começo, pois, se considera muda, a planta que já germinou e está se desenvolvendo. Essa é a última etapa da plantação das sementes citadas acima.

Para plantar uma muda de 10 centímetros, é indicado um vaso de no mínimo 25 litros. Pois os limoeiros doce são plantas de médio porte, sendo assim, as raízes devem ficar bem fundas no solo.

Preencha o vaso do jeito certo

Para que seu limoeiro doce se desenvolva e produza, você deve dar a ele os nutrientes necessários para que isso aconteça.

Sendo assim, você pode preencher o vaso colocando 50% de areia e 50% de terra vermelha. Você pode completar com húmus, pois isso garantirá que sua planta fique sempre saudável.

Para evitar o apodrecimento das raízes do seu limoeiro pelo excesso de água, você pode colocar cascalho de telha e uma manta no fundo do vaso, criando assim, um sistema de drenagem.

Não se esqueça de adubar seu limoeiro com adubos ricos em fósforo. Isso ajudará a frutificar por muito mais tempo.

Atente-se à iluminação para cultivar limão doce em vaso

Os limoeiros doce são plantas que gostam muito de iluminação natural e ar arejado. Por isso, você pode colocar o vaso com sua planta perto de janelas ou portas. Você também pode colocá-los na varanda durante o dia, para que possam “tomar um ar”.

Agora que você já sabe tudo sobre como cultivar limão doce em vaso, é só colocar todas as dicas em prática para ter limões sempre à sua mão.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)