Cortina ou persiana? Saiba qual é a melhor opção para a sua casa!

cortina ou persiana
Foto: Pottery Barn

Cortina ou persiana são as principais opções para a decoração de janelas. Apesar de muitas vezes serem comparadas, elas têm características diferentes, o que torna cada uma mais adequada para certos ambientes. 

Para decidir qual deles é o ideal para seu lar, é preciso considerar alguns aspectos, como a iluminação do local, a privacidade, a proteção solar, entre outros. 

A seguir, veja quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de decoração de janelas e aprenda como escolher a melhor opção para seu lar.

Cortinas

As cortinas são um tipo de revestimento de janela feito com tecido. Além disso, elas podem ser presas ao teto ou ao topo da janela com ganchos ou trilhos.

A maioria das cortinas pode ser aberta ou fechada, o que lhe permite controlar a quantidade de luz que entra no ambiente.

Persianas

As persianas são um tipo de revestimento de janela feito de madeira, plástico ou outros materiais. Elas têm um tipo de lâmina que abre e fecha através de um controle. 

Em geral, as persianas podem ser abertas e fechadas totalmente, o que lhe permite controlar o quanto de luz entra no ambiente.

Diferenças entre cortina ou persiana

As principais diferenças entre cortina ou persianas estão relacionadas à aparência, ao funcionamento e ao tipo de montagem.

Aparência

As cortinas geralmente são mais largas do que as persianas e podem ter um aspecto mais elegante e romântico.

Além disso, elas estão disponíveis em uma variedade de estilos, desde cortinas de tecido leves e soltas até cortinas mais pesadas e densas.

As persianas, por outro lado, geralmente são mais estreitas e têm um aspecto mais moderno.

Funcionamento da cortina ou persiana

As cortinas podem ser abertas e fechadas com facilidade, pois são presas a um trilho ou a um gancho. As persianas, por outro lado, podem ser abertas e fechadas usando um controle.

Montagem

As cortinas geralmente são presas ao teto ou ao topo da janela e podem ser abertas e fechadas manualmente.

Já as persianas geralmente são presas na parte inferior da janela e abertas e fechadas usando um controle.

E aí, cortina ou persiana?

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)