Aprenda a congelar alimentos com essas dicas. Saiba mais!

congelar alimentos

Quando se pensa na conservação dos alimentos na geladeira, o freezer é sempre o local mais utilizado, não é mesmo? Afinal, quanto mais gelados estiverem, mais tempo eles duram antes que comecem a apodrecer. Por isso, aprenda a congelar alimentos com essas dicas que separamos abaixo para facilitar sua vida.

Dicas de como congelar alimentos

Se você ainda não sabe os benefícios dessa prática, saiba que pode ajudar na economia da casa. Afinal, o congelamento é essencial para remover o calor dos produtos e, desse modo, conservar sua qualidade por mais tempo.

Isso acontece porque as temperaturas baixas (cerca de -18°C, no mínimo) impedem que o alimento estrague mais rápido como acontece nas prateleiras do refrigerador.

Portanto, veja algumas dicas e aprenda a congelar alimentos de forma correta logo abaixo.

Confirme a qualidade dos alimentos

Antes de congelar alimentos, saiba que é importante confirmar se eles ainda têm qualidade, pois é possível que você esteja armazenando produtos que já estão estragados no seu freezer.

Nesse sentido, o congelamento que visa retardar o apodrecimento natural dos alimentos acaba não tendo importância, não é mesmo?

Para confirmar a qualidade, a pessoa precisa analisar a cor dos alimentos, a presença de qualquer líquido e também a presença de larvas e mofo, por exemplo.

Caso note qualquer sinal desses, jogue no lixo esse produto e passe para o próximo que deseja congelar.

Congelamento de vegetais

Muito usados nas dietas mais saudáveis, as pessoas costumam congelar alimentos como as verduras e legumes em um só dia para irem consumindo aos poucos durante a semana.

No entanto, é preciso ter certeza de que estão frescos, ou seja, recém colhidos e com as cascas inteiras, sem mofo ou quaisquer danos.

Depois de analisar a qualidade dos vegetais, quem deseja congelar esses alimentos precisa escaldar em água fervente e enxaguar em água gelada durante o mesmo tempo que foram escaldados.

Isso é importante para matar microrganismos que estão presentes no alimento antes de levar para o freezer.

Divida em pequenas partes

Por fim, uma das dicas para congelar alimentos que é mais importante trata-se da divisão em pequenas partes desses produtos. O ideal é a pessoa utilizar potes que contenham a quantidade que ela consegue consumir em apenas uma refeição.

Isso evita o descongelamento de alimentos que não serão consumidos e, uma vez que são retirados do freezer, eles não devem voltar para o gelo.

Com essas dicas de congelar alimentos, você poderá economizar e aproveitar comida por muito mais tempo.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

4.9/5 - (8 votes)