Como cultivar rosas em casa? Veja dicas para cuidar e decorar seu lar

como cultivar rosas em casa

Quer saber como cultivar rosas em casa? Essas lindas flores são ótimas para dar mais vida e cor a seu jardim, no entanto, alguns cuidados na hora do cultivo são importantes para suas rosas se desenvolverem. Por isso, trouxemos algumas dicas infalíveis para ajudar você!

Como deve ser a terra para o plantio das rosas?

Por serem uma espécie bastante sensível, as rosas precisam de um solo adequado para se desenvolverem. Por isso, o ideal é preparar a terra onde suas rosas serão cultivadas com um tempo de antecedência.

Ao menos 30 dias antes do cultivo, misture uma parte de adubo a terra. Depois disso, uma vez por semana ou ao menos uma vez a cada 15 dias, faça a reposição de nutrientes com um fertilizante de sua preferência.

Uma boa opção de fertilizante para suas rosas, é o bokashi. Ele é feito de microrganismos e elementos naturais que fazem com que a terra fique forte e saudável.

Como cultivar rosas em casa

Depois de preparar o solo, é hora de plantar suas rosas, o que pode ser feito tanto em vasos como em seu jardim.

Faça buracos com aproximadamente 30 cm de profundidade, coloque suas mudas no buraco e cubra com adubo.

O plantio e os cuidados das rosas são muito simples, mas alguns pontos precisam de atenção:

  • Deixe suas mudas recém plantadas em um local onde pegue luz do sol direta, principalmente na parte da manhã;
  • Coloque pó de serra ou qualquer outro protetor sobre a terra do plantio, para evitar pragas que podem enfraquecer a muda;
  • Não permita que sua muda fique exposta ao vento em demasia para não correr o risco de se partir, impedindo seu desenvolvimento;
  • Se for plantar mais de uma espécie de rosa no mesmo lugar, deixe cerca de 60 cm entre cada muda.

Com esses cuidados básicos, sua muda irá se desenvolver com perfeição e muito saudável.

Como deve ser feita a rega das mudas de rosa?

As rosas são uma espécie que gosta muito de solo úmido. No entanto, o excesso de umidade pode causar o apodrecimento das novas raízes, impedindo o desenvolvimento de seu pé de rosas.

Por isso, regue sua roseira uma vez por dia, mas não exagere na quantidade de água.  Ademais, em dias mais frios, a rega deve ser ainda mais moderada.

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)