Plantas na sala de estar: a escolha certa para um lar acolhedor e belo

plantas na sala de estar

Deseja ter plantas na sala de estar? As plantas são elementos naturais que há muito tempo são utilizados como itens decorativos nas casas. 

Além de serem belas e contribuírem para a estética do ambiente, as plantas têm muitos benefícios para a saúde e bem-estar. Sendo assim, na sala de estar, onde as pessoas costumam passar muito tempo, esses itens podem ser ainda mais bem vindas. 

Neste artigo, vamos entender tudo sobre o assunto, desde os benefícios das plantas na sala de estar até as melhores opções de espécies para o ambiente. 

Natureza em casa

Uma local decorado com esses itens pode trazer uma sensação de tranquilidade e beleza natural para o ambiente. 

Contudo, algumas dicas incluem escolher itens que sejam adequadas para o tamanho e iluminação da sala, criar combinações interessantes de plantas com diferentes formas e texturas, e mantê-las bem cuidadas com regas regulares e poda de folhas secas. 

Além disso, algumas plantas comuns para decoração de interiores incluem o Ficus, o Dracaena e o Croton.

Benefícios das plantas na sala de estar

As plantas têm muitos benefícios na sala de estar, por isso, sempre são bem vindas dentro do ambiente. Alguns deles incluem:

  • Melhora da qualidade do ar: As plantas ajudam a filtrar poluentes do ar, melhorando a qualidade do ar que respiramos.
  • Redução do estresse: Ver plantas pode ser tranquilizante e ajudar a reduzir o estresse.
  • Aumento da concentração: Ter a natureza no cômodo pode auxiliar no aumento da concentração e da produtividade.
  • Beleza natural: Elas adicionam um toque de beleza natural à decoração da sala.
  • Aumento da umidade: As plantas liberam umidade no ar, o que pode ser benéfico para pessoas com problemas respiratórios ou pele seca.

Em geral, as plantas podem ser uma excelente adição à sala de estar, trazendo vários benefícios tanto para a saúde quanto para a decoração. Contudo, é muito importante escolher a espécie adequada para garantir que o ambiente esteja de acordo dentro da decoração.

Além disso, lembre-se de optar sempre por espécies em que, sua natureza, seja ambientes internos sem a necessidade de exposição ao sol.