
Tendo como conceito principal admirar a imperfeição, o estilo wabi-sabi teve origem no Japão com uma influência budista. Por essa ótica somos estimulados a enxergar a beleza das imperfeições, sem julgamentos, apenas aceitando como é.
Esse estilo de decoração tem um significado mais profundo, voltado para a história do objeto, por isso, é muito comum encontrar itens decorativos desgastados.
Se você gosta de uma decoração com uma canalização de história e um sentido cultural mais profundo, o wabi-sabi é ideal para você expressar esse sentimento. Leia até o final para descobrir como decorar sua casa com esse estilo que transcende a cultura.
Use elementos naturais
O contato com a natureza é uma peça chave para esse estilo, pois parte do pressuposto que a natureza remete às fases da vida, mostrando que tudo passa por transformações.
Assim, materiais como flores, madeira, plantas e afins passam essa mensagem e proporcionam mais conforto e simplicidade ao ambiente. Pois elementos orgânicos passam a mensagem que o que é vivo está sempre mudando.
Destacar as imperfeições
Aceitar as imperfeições na decoração e ter esse elemento na decoração são pontos de vista diferentes.
Assim, uma almofada com um estofado “velho” desgastado, tem um significado diferente na ornamentação contemporânea, no estilo japonês essa característica é voltada para história de como aquela almofada já foi usada e aproveitada, esse olhar é o que difere o impacto desse estilo.
Portanto, as imperfeições que podemos notar nesse estilo sempre terá um respaldo histórico do objeto.
Aspecto sensorial do wabi-sabi
As texturas, grandes aliadas nessa ornamentação, trazem um sentimento ao ambiente. Por isso o uso de pedras, cerâmicas, tecidos, tons terrosos são ideais, porque esses elementos remetem um ar de naturalidade, promovendo a sensação de contato com a natureza.
Em especial a cerâmica, pois é um material que faz parte da cultura japonesa. Há uma técnica de restauração chamada Kintsugi que quando uma peça de cerâmica se quebra um, reparo e faz com pó de ouro, dessa maneira aumentando o valor e a beleza, tornando o objeto ímpar.
Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!