Hoje vamos falar sobre como cultivar plantas na água. Separamos 3 dicas simples e práticas para te ajudar a ter belas plantas cultivadas dessa forma, sem necessidade de terra, diminuindo a sujeira e facilitando a manutenção.
Quer saber tudo sobre isso? Então não deixe de acompanhar até o final!
Como cultivar plantas na água?
Além de facilitar o crescimento e desenvolvimento de algumas espécies, o cultivo na água vem sendo cada vez mais apreciado em projetos de paisagismo.
Isso porque esse tipo de cultivo permite uma melhor visualização da beleza da espécie, não só das folhas, mas também de todas as raízes.
Para quem busca, além de implementar a beleza das plantas a decoração, ainda conferir um estilo mais moderno e contemporâneo para as espécies, cultivar mudas em vasos de vidro transparente na água pode ser uma excelente opção de decoração.
No entanto, para ter sucesso nesse tipo de cultivo, alguns cuidados são necessários. Veja a seguir três dicas simples e práticas para ajudar você a ter belas plantas em casa.
Mude a planta para a água
O primeiro passo para cultivar plantas na água é removê-las da terra e transferi-las para o vaso de vidro com água. E não basta apenas tirá-la de seu local de origem e transferi-la para a água simplesmente, são necessários alguns passos extras.
Depois de tirar a planta da terra, remova todos os torrões de terra que ficam entranhados na raiz, e para garantir que ela fique 100% limpa, coloque-a embaixo da torneira.
Esse processo garante o melhor desenvolvimento das raízes submersas na água.
Como cultivar plantas na água usando carvão
O carvão é um produto bactericida e fungicida, por isso, além de servir de suporte para que a muda fique em pé, ele irá garantir sua saúde a longo prazo.
Você também pode optar por pedrinhas de decoração para sustentação da sua planta. No entanto não dispense o uso do carvão, para garantir que os minerais presentes no produto serão liberados na água, servindo de fertilizante para a muda.
Atente-se a quantidade de água
O exagero na hora de acrescentar a água ao vaso pode causar apodrecimento do caule de sua planta, impedindo que ela se desenvolva.
Por isso, depois de limpar a raiz e acrescentar o carvão ao vaso, coloque água suficiente somente para tapar as raízes, nunca deixando o caule e as ramas da planta submersos.
Feito isso, é só posicionar sua muda em um local com meia sombra, trocando a água do vaso ao menos duas vezes por mês. Logo ela chegará à fase adulta e será um excelente complemento para sua decoração!
Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!