Quer aprender como cultivar alamanda em seu jardim? Essa linda planta em forma de arbusto pode trazer mais charme e cor para seu jardim, no entanto, alguns cuidados são necessários para que ela cresça e se desenvolva da melhor forma.
Por isso, fique com a gente e veja todas essas dicas e informações incríveis!
Como cultivar alamanda?
Também conhecidas como dedal-de-moça, as alamandas são uma espécie da família das Apocynaceae, da categoria dos arbustos.
Muito bonita e chamativa, ela é uma planta ornamental, que se entrelaça, formando uma espécie de parede viva.
Suas flores coloridas trazem mais cor e alegria para o local onde são cultivadas e suas folhas alongadas, ao estilo das trepadeiras, formam uma bela visão para quem admira a natureza e seus encantos.
No entanto, se você deseja ter toda essa beleza e formosura em seu jardim terá de tomar alguns cuidados com sua muda.
Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas legais para o cultivo na alamanda.
Qual o local ideal para seu cultivo?
Como vimos anteriormente, as lavandas crescem de forma espetacular, se alastrando e entrelaçando, o que forma uma espécie de arbusto ao chegar na sua fase adulta.
Por isso, o cultivo dentro de casa se torna inviável, ou seja, o ideal é cultivá-la em seu jardim. No entanto, não basta simplesmente plantá-las a esmo, esperando que elas cresçam.
Afinal, seus ramos costumam ser flexíveis e pesados, o que leva a muda a se alastrar pelo chão se não amparada corretamente. Isso pode enfraquecê-la.
Por isso, o ideal é plantá-la rente a uma parede ou tela e, conforme ela for crescendo, ir amarrando seus ramos de forma delicada com arame ou barbante, conduzindo-a assim, a crescer para o alto e não em direção ao chão.
Com o tempo, além de se desenvolver melhor, ela formará um lindo arbusto na parede, deixando seu jardim mais bonito e colorido.
Como deve ser o solo do plantio da alamanda?
Antes de fazer a semeadura de sua muda de alamanda, os nutrientes do solo devem ser repostos com um adubo, preferencialmente orgânico e natural, rico em fósforo e potássio, como o bokashi por exemplo.
O solo ideal para o cultivo e crescimento das alamandas deve ser muito bem drenado. Por isso, acrescente cascas de coco e areia a terra onde suas mudas serão semeadas, para evitar o acúmulo de água em suas raízes.
Com amor e cuidado, suas plantas crescerão fortes e frondosas em pouco tempo! Agora que você já sabe como cultivar alamanda em seu jardim, comece hoje os cuidados com essa planta e decore sua casa.
Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e avalie. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!