12 etapas para decorar um cômodo: Veja dicas simples para um espaço bonito e agradável

12 etapas para decorar um cômodo
Article

A decoração pode ser uma tarefa simples. Para isso, basta seguir algumas dicas e ideias que podem te ajudar nessa missão. Portanto, separamos aqui 12 etapas para decorar um cômodo.

Para criar a decoração ideal, basta ficar atento às dicas certas para isso.

12 etapas para decorar um cômodo

Projetar um cômodo do zero pode ser assustador para quem nunca fez isso. Porém, saiba que não existe regras rígidas sobre como decorar.

Tenha em mente que a decoração é arte e precisa ir de acordo com os seus gostos. Afinal, os itens decorativos expressam um pouco da sua personalidade dentro de casa.

Não faz ideia de como começar? Então, veja abaixo 12 etapas para decorar um cômodo:

1. Defina o humor que você deseja

A melhor maneira para descobrir como decorar o seu espaço, é refletir sobre como você deseja se sentir dentro dele.

Para isso, pense nas cores, texturas e combinações que o tornarão da maneira que você deseja. O cômodo pode ser acolhedor, relaxante, alegre, vibrante, tudo depende de como você deseja se sentir.

12 etapas para decorar um cômodo
dreamgreendiy

2. Se inspire

Procure inspirações em revistas de design de interiores, livros e sites para obter ideias para decorar o seu cômodo.

Se você mora com outras pessoas, essa é uma chance de pesquisar ideias que todos gostem para criar um espaço que todos possam desfrutar.

12 etapas para decorar um cômodo
amyepeters

3. Veja o que dá certo para a sua realidade

Além disso, faça com que sua casa funcione para o seu modo de vida atual. Se você tem muitos filhos ou animais de estimação, por exemplo, então escolha materiais duráveis e que não ofereçam perigo.

Não faz sentido ter uma mesa para seis pessoa se você mora sozinho e não costuma receber convidados.

Portanto, monte o mobiliário e a decoração de acordo com a sua realidade atual. Assim, será possível facilitar a sua rotina.

12 etapas para decorar um cômodo
make_haus

4. Livre-se de itens que você não precisa

Se você está redecorando, então comece se livrando de itens que você não usa mais. Assim, será possível disponibilizar mais espaço para o que realmente importa.

Antes de adicionar qualquer item decorativo, pense se ele combina com todo o espaço. Desse modo, fica mais fácil para evitar a compra de itens que não serão usados.

12 etapas para decorar um cômodo
mainlyhousestuff

5. Medidas corretas

Além disso, saiba que medir cada cantinho do cômodo é essencial para adicionar o mobiliário correto e também a decoração.

Portanto, antes de comprar qualquer item, verifique se está de acordo com as medidas do cômodo.

12 etapas para decorar um cômodo
fabulouslyfrugaldiy

6. Escolha a paleta de cor

A escolha da paleta de cor é essencial para decorar um cômodo. Afinal, isso ajudará você a criar uma aparência coesa, harmônica e cheia de estilo.

Se você não quer errar na escolha, então opte por tons neutros. Já se a ideia é inovar e ousar, então escolha tons coloridos, vibrantes, mas que combinem entre si.

12 etapas para decorar um cômodo
Article

7. Escolha as cores das paredes e piso com cuidado

Além disso, saiba que as cores das paredes e do piso podem ajudar a criar mais personalidade ao cômodo.

Use esses detalhes para tornar o espaço mais parecido com você e seus gostos. Para isso, você pode utilizar azulejos, pintar a parede, usar papel de parede ou adesivos.

decoracao para quarto com parede escura
Article

8. Comece pelo item principal do cômodo

Se você está decorando a sala de estar, então comece pelo item principal, que geralmente é o sofá. Em seguida, escolha almofadas decorativas com cores dentro da paleta de cor escolhida.

sala de estar com sofá azul escuro
Article

9. Em seguida, escolha móveis secundários

Depois de escolher o item principal, pense também nos móveis secundários como mesa de centro, pufe, poltronas, mesas de cabeceira ou de canto.

ideia para decorar a sala de estar
Article

10. Escolha tapetes, cortinas e têxteis para sua casa

Além disso, escolha também o tapete, cortina, roupas de cama, mantas e almofadas decorativas que combinem bem com as peças principais do cômodo.

decoracao aconchegante para o quarto
Article

11. Ilumine

Uma das melhores maneiras de deixar um ambiente bonito é escolher bem a iluminação. Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia e adicione muitos tipos diferentes de iluminação para a noite.

A luz pode deixar o espaço ainda mais aconchegante e belo. Portanto, não esqueça desse detalhe.

decoracao para sala de estar
Article

12. Capriche nos acessórios decorativos

Além disso tudo, adicione também arte, fotografias, quadros, espelhos decorativos. Decore com itens específicos para deixar o seu cômodo ainda mais bonito.

As flores e plantas, por exemplo, são excelentes para isso. Escolha itens que adicionem ainda mais beleza ao espaço. Dê um toque pessoal para criar o seu verdadeiro lar.

itens decorativos para a sala
Article

Veja também:

Gostou? Então, compartilhe com seus amigos e comente. Afinal, a sua opinião é muito importante pra gente! Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas sobre como decorar, dicas para o lar e bem-estar. Leia, inspire-se e então decore!

5/5 - (1 vote)